Por ter sido lançado apenas no Japão para o Mega Drive em 1992, o RPG tático “Vixen 357” da produtora Masaya (do bacana shump Gleylancer, também lançado apenas no oriente) não é muito conhecido por aqui.

Mas isso pode mudar, já que recentemente o jogo recebeu uma tradução em inglês feita por fãs, 24 anos depois do seu lançamento original – antes tarde do que nunca, não é? Se você gosta de RPGs táticos do estilo do clássico “Shining Force“, muito provavelmente vai gostar também de “Vixen 357”.

vixen9

O jogo permite controlar mechas (robôs gigantes) de combate em campos de batalha “gradeadas“, onde gradualmente, você vai formando um exército de diferentes robôs – cada um com seu próprio tipo de ataque e movimentação – para destruir o inimigo. Durante as batalhas, aparecem algumas cenas animadas, como em “Shining Force”, e entre as fases a história é contada com cenas no estilo anime – além dos diálogos ingame.

E falando na narrativa, o game se passa no século XXIV onde a humanidade acaba de vencer uma guerra contra alienígenas graças ao uso dos mechas conhecidos como SERD. O tempo passa e cada país acaba desenvolvendo seus próprios mechas, mais evoluídos e mortais e acaba acontecendo o que já era de se esperar – uma guerra civil.

vixen1 vixen2

Misteriosos inimigos atacam um grupo chamado Slash, que está prestes a testar um novo modelo de mecha mais poderoso, batizado de VECTOR. Porém, durante o treinamento, um misterioso esquadrão formado por poderosos VECTORs surge e ataca, e aqui começa o jogo.

Eu joguei as duas primeiras fases e achei bacaninha, apesar de não ter o mesmo nível de qualidade ou carisma de um “Shining Force II”, por exemplo. Mas por ser um jogo praticamente “inédito” para a maioria, acho que vale uma espiada.

Para mais informações sobre o patch em inglês, acesse este link.

vixen3 vixen4

vixen8

vixen6