De modo geral, um jogo é desenvolvido no Japão, depois é traduzido para o inglês para ser distribuído no ocidente, ou vice-versa. No entanto, alguns jogos ficam restritos a um dos mercados, já que as barreiras culturais podem impedir o sucesso comercial de um título.

Um desses jogos que não chegou aos EUA foi o YuYu Hakusho Makyou Toitsusen, jogo de luta lançado em 1994 para o Mega Drive japonês que colocava os personagens do popular anime para lutarem entre si.

No entanto, devido ao grande sucesso do anime aqui no Brasil na saudosa Rede Manchete, a Tectoy adaptou o jogo do japonês diretamente para o português, e lançou Yuyu Hakusho Sunset Fighter em 1999 para o nosso bom e velho Mega Drive. Atualmente é considerado uma raridade, e colecionadores podem desembolsar grande quantia em dinheiro visando completar sua coleção.

O STREET FIGHTER DE YUYU HAKUSHO

Yuyu Hakusho Sunset Fighters é um jogo de luta bidimensional desenvolvido pela bem conceituada Treasure (de Gunstar Heroes) em que você deve escolher um dos onze personagens da série e seguir uma sequência de lutas até chegar ao fim do jogo.

O game não apresenta uma história e nem procura inovar, utilizando a fórmula bem sucedida de Street Fighter praticamente na íntegra, com direito ao “meia-lua pra frente e soco” para soltar ataques especiais.

No entanto, ele cumpre com maestria o que se propõe: gráficos legais, com direito a cenários com efeitos especiais, além de todos serem  fieis ao universo do anime; os quadros de animação dos personagens são bem detalhados, dando fluidez a jogatina; além dos belos efeitos das magias.

Some isso a uma boa trilha sonora, vozes digitalizadas  dos dubladores japoneses, e controles que respondem adequadamente aos comandos do jogador, e o resultado é um jogo de luta que rende horas de diversão!

SUPORTE A QUATRO JOGADORES NO MEGA DRIVE!

Se você tinha certeza que o Mega Drive só tinha suporte a dois jogadores, pense novamente! No ano de 1993, a SEGA lançou um acessório chamado Team Player que permitia até quatro jogadores participarem de alguns games que davam suporte a esta tecnologia, sendo o Yuyu Hakusho Sunset Fighters um deles.

Aqui no Brasil, a Tectoy chegou a lançar o acessório em meados dos anos noventa, mas mesmo assim é um artigo bastante raro nos dias de hoje.

TRADUÇÃO FIEL…ATÉ DEMAIS! 

Todos os diálogos e nomes dos personagens foram adaptados, mas os tradutores decidiram apenas pegar o texto original para transformá-lo em português. Por essa razão, muitos nomes não condizem com a série de TV.

Yusuke, por exemplo, virou Urai; Kuwabara foi traduzido como Kuwaha; e Jin virou Jyu. Já o Kurama, Hiei, Sensui e Genkai são alguns exemplos de personagens com os mesmos nomes do anime.

Os diálogos que há no término de cada uma das lutas está bem traduzido, assim como os menus e o modo tutorial.

UM BOM JOGO DE LUTA!

Não há muito o que dizer sobre Yuyu Hakusho Sunset Fighters. Ele é “um jogo de luta do Yuyu Hakusho”, rendendo horas de diversão (em especial com os amigos), além de trazer a possibilidade de jogar com os personagens da série. Um ótimo game de luta, que provavelmente está na memória de muitos jogadores na faixa dos 20 aos 30 anos. Você é um deles?