Em 1993 o Mega Drive recebeu um título run and gun muito irado chamado Zombies Ate My Neighbors. Bem, antes de qualquer coisa, para quem não sabe, run and gun é um subgênero de ação onde o personagem circula pelo cenário em uma ambientação 2D ou isométrica, na maioria das vezes com a habilidade de pular e/ou mover-se rapidamente enquanto atira nos inimigos. Agora que você já se situou, vamos falar sobre o jogo.

Zombies Ate My Neighbors é uma aventura protagonizada por Zeke e Julie e pode ser aproveitada por até 2 jogadores. O objetivo do game é salvar os seus vizinhos que estão sendo ameaçados pelos mais variados tipos de zumbis, e para enfrentar os mortos vivos seu personagem conta com arsenal variado e power-ups que são utilizados durante as partidas.

O game tem a cara dos filmes trash dos anos 80 com zumbis bastante caricatos sendo uma representação cômica e nada assustadora. Claro que em alguns momentos pode bater um nervosismo, mas isso se deve a necessidade de pensar e agir de maneira rápida para que tudo dê certo, pois alguns inimigos são bem estruturados e possuem armas, como serra elétrica ou facas, por exemplo.

A premissa é simples: avance pelo cenário, enfrente os inimigos e os chefões do level e salve todas as pessoas do mapa. Para resgatar alguém basta “passar por cima” do NPC que automaticamente ele já está seguro. Como era tradição na época após a missão uma pontuação era gerada que variava de acordo com seu sucesso naquele nível.

Falando em níveis eis um ponto forte e impressionante do game: são mais de 50 níveis diferentes (consequentemente os mapas são relativamente curtos) e cada um possui seu próprio design, o que para seu tempo é algo praticamente inédito. Campos de futebol, pântanos, fábricas e cavernas com armadilhas e ossadas pelo chão, dá para ver de tudo um pouco em cada uma das ecléticas áreas do game.

A trilha sonora abusa do poder do Mega Drive e destaca-se pela ótima de qualidade e arranjos complexos. Sinfonias sombrias com agudos destorcidos, batidas graves repetitivas e “assombradas” por sons inesperados no meio das músicas que combinam com a proposta do jogo e seus cenários.

Zombies Ate My Neighbors foi bem avaliado pela crítica especializada, com uma média de 84.5% pelo GameRankings e chegou a receber uma sequência (Ghoul Patrol), que inclusive inspirou o clássico Herc’s Adventures lançado para Sega Saturn. O título, Zombie Ate My Neighbors, é uma joia rara num tempo repleto de tantos games de plataforma, por isso, todos aqueles que são fãs de uma experiência original, boa jogabilidade e desafio devem se aventurar no título.