Depois de “Combat” e “Air-Sea Battle“, chegou a vez de outro título de lançamento do Atari 2600 pintar aqui no Blog Tectoy, e o escolhido foi “Indy 500“, lançado no ano de 1977. O jogo foi inspirado no arcade “Indy 800”, lançado pela própria Atari em 1975 e que permitia até 8 jogadores simultâneos.

o arcade Indy 800 permitia que até 8 pessoas jogassem simultaneamente

O grande apelo de “Indy 500” está em sua simplicidade, ao oferecer pistas com diferentes trajetos em apenas uma tela estática, com visão aérea dos carros. O jogo vinha acompanhado de um controle especial chamado “Driving Controller“, que tinha um botão giratório que funcionava como um volante de um carro de corrida.

o Atari Driving Controller

Apesar do nome baseado na popular corrida das 500 Milhas de Indianópolis (ou simplesmente Indianapolis 500), o game apresenta vários tipos de pistas ao invés do famoso circuito oval. No modo single-player o jogador compete contra o tempo de 60 segundos. Já o modo para dois jogadores é bem mais interessante e divertido, sendo o vencedor aquele que completar 25 voltas primeiro.

Há três modos de jogo, com um total de 14 pistas:

  • Corrida padrão: os jogadores podem correr contra o relógio para completar o maior número de voltas possível, ou competir para terminar 25 voltas em várias pistas diferentes, incluindo “corridas no gelo”, que apresentam uma física mais escorregadia para os carros.

  • Crash and Score: este modo requer dois jogadores, mas um pode ser controlado por computador. O objetivo é atingir um quadrado branco que aparece aleatoriamente na tela, e o primeiro jogador que atingir 50 pontos vence.

  • Tag: Por fim o modo Tag, onde quem temo carro piscando ganha pontos ao evitar a colisão com o carro do outro jogador, que ganha pontos ao atingir o rival piscante. Após algum tempo, os jogadores trocam de papéis.

Mesmo 40 anos depois, “Indy 500” ainda é um jogo bastante divertido e é um dos grandes clássicos do Atari 2600, ideal para ser jogado com duas ou mais pessoas e ver quem é o melhor! O game é um dos títulos disponíveis em nosso Atari Flashback 7!