Ao contrário do que as más lendas dizem, videogame não faz mal! Na verdade, os efeitos dos jogos eletrônicos têm se mostrado cada vez mais positivos. Pesquisas e estudos entre cientistas e psicólogos de todo o mundo comprovam que o videogame contribui com o desenvolvimento do raciocínio lógico, agilidade, coordenação motora, além de fatores importantes para a saúde e bem-estar.

A verdade é que além de ser uma grande diversão para toda a família, o videogame pode trazer inúmeros benefícios. Confira alguns deles. 

Positivo para a saúde mental

Pesquisadores da Universidade de Oxford em um estudo baseado nos jogos “Animal Crossing” da Nintendo e “Plants vs. Zombies” da Electronic Arts afirmam encontrar correlação entre jogos e bem-estar, Os games geram sentimentos de satisfação e autoeficácia, que é a autoestima para realizar tarefas e cumprir metas, melhorando a qualidade de vida no geral e diminui a ansiedade, além de ajudar adolescentes a lidarem melhor com questões emocionais e reduzir níveis de hiperatividade em crianças.

Agilidade, atenção e raciocínio lógico

Pesquisas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, afirmam que pessoas que jogam videogame são em média 25% mais ágeis para chegar a uma conclusão e respostas corretas. Isso acontece porque os jogos exigem habilidades para ultrapassar os obstáculos, sendo preciso tomar as atitudes certas em um tempo determinado, o que favorece o pensar lógico. 

Faz bem para a vista 

Outro estudo da mesma Universidade afirma que games de ação podem melhorar em até 58% a habilidade de enxergar diferentes tons de cinza. Os jogadores conseguem discernir mais facilmente objetos distantes e agrupados. Os movimentos rápidos na tela e a necessidade de mirar ajudam a “treinar” o nosso olho, inclusive no caso de pessoas idosas.

Favorece a coordenação motora 

Um estudo realizado pela Universidade de Albuquerque, nos Estados Unidos, mostrou que, principalmente para as crianças, o videogame ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, sendo necessário atenção e agilidade para apertar diversos botões ao mesmo tempo para controlar o game. O mesmo estudo explica que o córtex cerebral de quem joga videogame é mais espesso no local relacionado a essa função, justificando tal benefício.

Para todas as idades

Um estudo da revista Nature concluiu que os jogos eletrônicos podem melhorar a atenção e a memória de idosos. Na pesquisa, um grupo de idosos que jogou videogame por alguns meses, desenvolveu uma habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo do que o grupo de mesma idade que não jogou videogame. O hábito de jogar pode eventualmente desacelerar o surgimento de doenças neurológicas, como o Alzheimer. 

Interações sociais e tolerância 

Parece óbvio, mas o fato de perder na partida do game é normal e também pode causar um efeito positivo no jogador, que, ao perder um jogo, é motivado a tentar mais vezes até conseguir vencer, além de aprender a lidar com frustrações. O videogame também possibilita a interação social em jogos online com diversas pessoas ao redor do mundo, ou com mais de um jogador do mesmo ambiente, sendo uma ótima opção para passar o tempo com a família e amigos. 

Porque saúde e diversão tem tudo em comum.
Jogar videogame vai muito além de diversão, mas para manter a brincadeira segura é necessário saber que tudo em excesso pode se tornar prejudicial e ficar ligado na maneira adequada de aproveitar os games como respeitar a faixa etária indicativa do jogo, manter uma distância segura da tela e evitar jogar videogame antes de dormir. 

Agora que você já sabe como aproveitar bem essa diversão, tá esperando o que para apertar o play?