O grupo indie Play on Retro, responsável pelo game “MiniPlanets“, anunciou recentemente a pré-venda de um novo título em desenvolvimento para o Mega Drive chamado “L’Abbaye des Morts“, através de uma campanha de financiamento coletivo.

O jogo foi criado originalmente para PC em 2010 por Locomalito e Gryzor, respeitados desenvolvedores espanhóis dentro da comunidade homebrew, como forma de homenagem aos clássicos títulos do sistema ZX Spectrum, tanto visualmente como nas mecânicas e estruturas – anos depois o game recebeu versões para Linux, Ouya, Amiga e para o próprio ZX Spectrum.

O jogador assume o papel de Jean Raymond, um monge cátaro (monges que repudiaram a Igreja Católica e desafiaram o Papa) do século XIII que escapou de um brutal linchamento dos Cavaleiros Templários. Após se refugiar em uma igreja abandonada, ele descobre que o local abriga em suas profundezas um grande mal adormecido.

Como nosso herói não é nenhum Simon Belmont, seus únicos movimentos são o de pular e rastejar para evitar obstáculos e inimigos, sem opções de ataque – o simples toque de um adversário, espinhos ou mesmo água, ele morre instantaneamente. A aventura é apresentado no estilo plataforma 2D com visuais sombrios que combinam bem com a temática melancólica do jogo.

A versão para Mega Drive conta com alguns filtros que simulam estilos visuais baseados no MSX, PC antigo, Game Boy, VGA, Commodore 64, além de seu formato original de 2010. A meta do financiamento, que era de 50 edições de luxo, já foi atingida e o lançamento em formato físico portanto já está garantido – quem tiver interesse ainda pode garantir uma cópia do jogo.

Confira abaixo um vídeo de gameplay do jogo: