Seguindo nossa maratona de posts sobre Mortal Kombat, o segundo capítulo é considerado o grande responsável pela projeção a nível mundial da série, tendo sucesso comercial e de crítica muito acima do esperado, além de levar diversos prêmios desde seu lançamento.

Lançado em abril de 1993, o sucesso foi tanto que muitos logistas instalavam painéis de segurança nos arcades pra prevenir que ladrões roubassem a placa-mãe e levassem para casa. Evidentemente, o sucesso se repetiu nos consoles caseiros e isso inclui os videogames da SEGA.

EVOLUÇÃO “DRÁSTICA” LEVA AO ESTRELATO

A ideia do programador chefe, Ed Boon, era que o Mortal Kombat II fosse diferente do jogo original, incluindo também todas as ideias pensadas para o primeiro, porém não implementadas devido a falta de tempo.

Além disso, ele veio para ser um jogo muito mais completo em todos os sentidos: se no primeiro eram sete personagens, agora seriam doze.  Cada um dos lutadores passaram a ter dois fatalities ao invés de um, além dos movimentos babalities e friendship.

Tanto a temática quanto o estilo artístico de Mortal Kombat II são ainda mais sombrios quando comparado ao primeiro game, apesar deles usarem uma paleta de cores maior, já que desta vez eles contaram com equipamentos mais modernos.

Por essa mesma razão, o game passou a ter efeitos de parallax em sua versão arcade e os lutadores tiveram mais quadros de animação. No caso este último, os atores foram filmados com uma câmera profissional da Sony cujo o custo era de US$ 20 mil na época, enquanto no primeiro usaram uma  Video8, que tinha qualidade caseira. Já o personagem Kintaro foi feito com um boneco com a técnica stop-motion.

AS EXCLUSIVIDADES NA VERSÃO DE MEGA DRIVE

A versão do Mega conta com alguns Easter Eggs exclusivos, suporte ao Sega Activactor, que é considerado o predecessor do Kinect e uma fase inédita.

    • No Mega Drive há a fase exclusiva Blue Portal (vídeo acima), onde você enfrenta os personagens secretos como Jade, Smoke e Noob Saibot. Nas outras versões, a fase é a Goro´s Lair de Mortal Kombat I;
    • Há uma versão alternativa da imagem de Dan Forden gritando “Toasty!”ao ativar o menu de trapaças;
    • Enquanto nas outras versões é necessário vencer 50 batalhas consecutivas para enfrentar o Noob Saibot, no Mega Drive são necessárias 25;
    • Há um bug na versão de Mega em que o Kung Lao, ao usar o ataque de “soltar o chapéu”, pode acabar decepando a cabeça do oponente no meio da luta, contando como um fatality;

  • No Mega há um movimento exclusivo, o Fergality (vídeo acima) que é uma homenagem ao funcionário Fergus McGovern da desenvolvedora que realizou a conversão para o console, Probe Software.

AS OUTRAS VERSÕES

Mega Drive, 32X, Master System e Sega Saturn respectivamente.
  • 32X: O periférico do Mega Drive também ganhou uma edição de Mortal Kombat II. Apesar dos menus e gráficos de fundo serem renderizados pelo próprio Mega Drive, o 32X melhora consideravelmente o gráfico dos personagens, com mais cores e melhores efeitos de luz e sombra. Os efeitos sonoros e diversos áudios que ficaram faltando na versão de Mega Drive também se fazem presente, mas a trilha sonora se mantém a mesma do console 16 bits.
  • Master System e Game Gear: Devido ao hardware mais fraco, há apenas oito personagens jogáveis e menos fases, além de que cada um dos personagens só possui um fatality e um friendship.
  • Saturn: Apesar de ser a mais fiel a versão de arcade em termos gráficos e sonoros, esta foi muito mal recebida devido as telas de carregamento, em especial quando o Shang Tsung se transforma em outro personagem.

CLÁSSICO INCONTESTÁVEL

Fazer uma análise da versão de Mortal Kombat II para o Mega Drive é fácil. Ele utiliza a tradicional fórmula dos games de luta, mas se destaca perante os concorrentes devido aos controles fluidos e bem responsivos.

Os gráficos exploram bem a capacidade do Mega Drive, mesmo que haja uma redução bem significativa quando comparado aos arcades; 12 personagens jogáveis bem memoráveis; além da ambientação sombria.

A dificuldade também está na medida certa…ou nem tanto! Se colocar no modo “Very Hard”, prepare-se para um dos maiores desafios de sua vida!

Melhor que o primeiro Mortal Kombat em todos os pontos, este é daqueles clássicos que, mesmo com o passar dos anos, continua sendo uma experiência divertida para qualquer pessoa de qualquer idade.

Mortal Kombat II é uma lenda!