Uma coisa é certa, Sonic foi bem utilizado pela SEGA na década de 1990 nas várias mídias existentes naquela época. Que tal então explorarmos um pouco uma das aventuras do ouriço em livros?

Na década de 90, o Role Playing Game, ou apenas RPG, tinha uma enorme popularidade tanto aqui no Brasil quanto nos EUA. Haviam dezenas dos chamados livros de aventura onde os leitores escolhiam as ações do personagem encarnado, seguindo para uma página de acordo com as instruções pertinentes nos livros.

Originalmente os livros de aventura foram bastante influenciados pela série original Choose Your Own Adventure que foi lançada pela editora americana Bantam Books em 1979. Até o final de 1998, haviam sido vendidos cerca de 250 milhões de cópias deste tipo de livro.

Aqui no Brasil, a subcategoria de livro de aventura que tivemos mais acesso era chamado lá fora de Branching-path books, ou, numa tradução bem livre, “livro de escolha de caminho”.  Revistas como a Dragão Brasil publicava as suas próprias histórias que tinham escolhas de caminho, dando aquele gostinho especial para os seus leitores conhecerem mais este estilo de RPG.

A SEGA também não ficou atrás quando a popularidade deste tipo de publicação estava em alta, lançando para o público juvenil uma série de seis livros de gamebooks na Inglaterra entre 1993 e 1996 pela editora Puffin, utilizando o Sonic como personagem.

Estes livros ainda podem ser encontrados em sites como a Amazon e eBay, sendo itens bem interessantes para colecionadores.

Seguindo esta tendência, a SEGA ainda veio a lançar uma versão infantil dos gamebooks com regras bem simplificadas, mas ainda assim bem divertido para a criançada.

O primeiro deles é Sonic the Hedgehog – Adventure Gamebook 1 (ISBN 0-7214-3432-0), sendo o segundo título chamado de Sonic the Hedgehog – Adventure Gamebook 2 (com ISBN 0-7214-3433-9).

Confira algumas páginas do segundo livro:

Sonic Sonic Sonic Sonic Sonic

 

Como é possível notar, Sonic foi um ótimo mascote para SEGA, pois com ela a empresa conseguiu explorar outras mídias além do videogame. O famoso personagem também se aventurou em locais como os quadrinhos, publicados até hoje, e desenhos animados.

Quem conhecia este lado literário do Sonic?