Uma coisa é certa, Sonic foi bem utilizado pela SEGA na década de 1990 nas várias mídias existentes na época, vamos explorar um pouco uma das aventuras do porco-espinho em outras paragens?

Na década de 1990, o Role Playing Game, ou apenas RPG, tinha uma enorme popularidade tanto aqui no Brasil quanto nos EUA. Havia dezenas dos chamados livros de aventura onde os leitores liam textos e escolhiam as ações do personagem encarnado, seguindo para uma página de acordo com as instruções pertinentes nos livros.

Originalmente os livros de aventura foram bastante influenciados pela série original Choose Your Own Adventure que fora lançada pela editoria americana Bantam Books em 1979 e até o final de 1998 haviam sido vendidos cerca de 250 milhões de cópias deste tipo de livro.

Aqui no Brasil, o subtipo de livro de aventura que tivemos mais acesso foi o que é chamado lá fora de Branching-path books, ou, numa tradução bem livre, livro de escolha de caminho.  Revistas como a Dragão Brasil publicada as suas próprias histórias que tinham escolhas de caminho, dando aquele gostinho especial para os seus leitores conhecerem mais este estilo de RPG.

A SEGA também não ficou atrás quando a popularidade deste tipo de publicação estava bem alta, lançando para o público juvenil uma série de seis livros de gamebooks utilizando o Sonic como personagem na Inglaterra entre 1993 e 1996 pela editora Puffin.

Estes livros ainda podem ser encontrados em sites como a Amazon e ebay, tornando-se itens bem interessantes para colecionadores. Seguindo esta tendência, a SEGA ainda veio a lançar uma versão infantil dos gamebooks com regras bem simplificadas, mas, ainda assim, bem divertido para a criançada.

O primeiro deles é Sonic the Hedgehog – Adventure Gamebook 1, com ISBN 0-7214-3432-0 sendo o segundo título chamado de Sonic the Hedgehog – Adventure Gamebook 2, com ISBN 0-7214-3433-9.

Confira algumas páginas do segundo livro.

Sonic Sonic Sonic Sonic Sonic

 

Como se vê, Sonic foi um ótimo mascote para SEGA, pois a mesma pode explorar outras mídias além do videogame. O mesmo se aventurou em locais como os quadrinhos – que são publicados até hoje -, desenho animados e, até mesmo, livros!

Quem conhecia este lado bem literário do Sonic?

  • Carlos Zaga

    tdu lixu so us mangas e animes prestavam

  • Marcel

    Caraca! Vivendo e aprendendo. Jamais ouvi falar disso. Parabéns pelo blog!