Sonic The Hedgehog” é aquele típico game que você, amante dos jogos retrô, se amarra, já zerou “milhares” de vezes e ainda pretende se aventurar de novo, não é mesmo? Afinal, a fórmula de “correr-e-pular” é simples e eficiente, viciando jogadores no mundo inteiro.

Mesmo você conhecendo o game de “cabo a rabo”, há alguns detalhes interessantes relacionados ao desenvolvimento que foram revelados apenas aos fãs japoneses no guia de estratégia do “Sonic Jam“, a coletânea de jogos do ouriço lançado para o Sega Saturno.

Como nós da Tectoy somos fãs do mascote, resolvemos trazer a você os bastidores de “Sonic The Hedgehog“, com palavras de Yuji Naka, o programador da série, e Naoto Oshima, o idealizador do personagem.

Caso tenha interesse que façamos matérias com os comentários sobre o “Sonic 2” e o “Sonic 3 e Knuckles“, deixe nos comentários.

GREEN HILL ZONE

Comparação entre a versão protótipo de Green Hill Zone com a que conhecemos.

 “Essa foi a fase em que os designers trabalharam por mais tempo até ficar adequada. No começo do desenvolvimento, os gráficos foram refeitos entre quatro e cinco vezes. Tanto a arte quanto os mapas demoraram um ano para serem produzidos. Na época, a gente tinha receio dos gráficos de computador, mas tentamos utilizá-lo para um visual sofisticado”

Yuji Naka

MARBLE ZONE

Repare que na edição beta (esquerda) havia OVNIS no céu.

“No início da produção, a Labyrinth Zone seria a segunda fase, mas ela é muito mais difícil do que as outras, representando um salto muito alto em dificuldade. Sonic era um game de ação diferente de tudo que havia naquela época e queríamos estar certos de que tínhamos ele correndo por todas as fases o mais rápido o possível, exceto um momento feito para o jogador ‘respirar’ um pouco”.

 Yuji Naka

SPRING YARD ZONE

Originalmente, a fase “Spring Yard” se chamaria “Sparkling”.

“Esse mapa foi o primeiro a ser desenhado e finalizado. Nós queríamos que o Sonic ficasse pulando em molas ao estilo de Pinball como se fosse um obstáculo! Como eles fazem um barulho semelhante a “Bob-In”, nós da Sonic Team chamamos esses obstáculos de ‘Bobins’ (Risos)”

 Naoto Oshima

LABYRINTH ZONE

Apesar da qualidade ruim do scan, dá pra notar cenários diferentes no beta.

“Sobre a ideia das bolhas, nós estávamos pensando em deixar o personagem o mais único o possível e achamos que dar a ele algum ponto fraco seria uma boa ideia. Já que teríamos uma fase na água, por que não fazer com que ele se afogue? Então, ficamos pensando o que poderíamos fazer quando chegasse nela. Depois de pensarmos bastante, veio a ideia das bolhas de ar”.

 Yuji Naka

STARLIGHT ZONE

As plataformas da primeira imagem estão ausentes no jogo final.

“Enquanto desenhávamos as fases, eu imaginava uma que se passaria no espaço ou em uma noite com céu estrelado. Aí, pensei em um cenário onde o Sonic poderia correr em um lugar noturno. Na época em que estávamos fazendo as últimas fases, a Labyrinth, Starlight e Scrap Brain, nós tínhamos um bom entendimento do sistema e ficamos fanáticos em elaborar plataformas que se moviam” .

Naoto Oshima

SCRAP BRAIN ZONE

Scrap Brain originalmente se chamaria “Clock Work”. Repare que o “W” está faltando na imagem.

 “Ao invés de ir até o chefe no final da fase, você cai em mais uma. Queríamos transmitir esse sentimento de precisar voltar ao topo e seria muito legal um cenário específico apenas para este ato. Devido ao pequeno espaço no cartucho somado aos prazos para entrega, nós apenas mudamos as cores de fundo da Labyrinth Zone”

Yuji Naka

Mega Drive Tectoy

Mantendo o icônico design original, o Mega Drive foi relançado pela Tectoy em 2017 com 22 jogos na memória (expansível até 594 jogos), trazendo a oportunidade de antigos e novos fãs matarem as saudades de clássicos como Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Streets of Rage, Shinobi, entre outros. Acesse o link para mais informações do produto!