Jogos cancelados fazem parte da história de qualquer console, e com o Mega Drive não foi diferente. Durante o final da década de 80 e boa parte de 90, o 16 bits da Sega teve vários títulos que não chegaram a ver a luz do dia.

E os motivos para isso acontecer podem ser os mais variados como falta de dinheiro ou mão de obra, licenciamentos de marcas, desentendimentos entre a equipe, falência da empresa, não passar nos testes de qualidade, censura, entre outros.

Dependendo estágio de produção, alguns games até conseguiram ver um lançamento tardio por empresas independentes ou mesmo de forma gratuita pela internet.

O Blog Tectoy separou cinco títulos que foram cancelados, confira abaixo!

E vale lembrar que já falamos por aqui sobre outros jogos cancelados como “Hardcore”, “Time Trax”, “Super Castlevania IV” e “X-Women”.

Aspect Warriors

“Aspect Warriors” chegou a ganhar previews em revistas dos anos 90 e era um projeto desenvolvido pela Eletronic Arts em parceria com a Games Workshop, mais conhecida pela série de jogos em tabuleiro “Warhammer” – Aspect Warriors inclusive são guerreiros que fazem parte do universo de “Warhammer 40.000”.

Pouco se sabe sobre o jogo, além de possui uma visão isométrica (especialidade da EA em jogos do Mega Drive) e mecânicas de ação e estratégia em tempo real. O motivo do seu cancelamento, que tinha lançamento previsto para 1994, nunca foi revelado. Uma pena, parecia um jogo promissor.

Stone Protectors

A franquia “Stone Protectors” surgiu na década de 90 em uma série de produtos como action figures, jogos de tabuleiro e um desenho animado, que realmente nunca chegaram a fazer um grande sucesso no mercado, ao contrário dos fortes concorrentes como Tartarugas Ninjas, He-Man e Transformers.

Um jogo beat’em up baseado na franquia foi desenvolvido pela Eurocom e lançado para o SNES em 1994. Uma versão para o Mega Drive também foi produzida e estava pronta para ser lançada, mas acabou sendo cancelada inexplicavelmente.

Anos depois a ROM dessa versão surgiu na internet e pode ser conferida pelos fãs.

Lufia & The Fortress of Doom

Desenvolvido pela Neverland e lançado originalmente pela Taito em 1993 para o SNES, o RPG “Lufia & The Fortress of Doom” tinha uma versão em inglês planejada para 1994 no Mega Drive, mas acabou cancelada porque a Taito America fechou as portas em 1995.

Em 2014 um programador que estava trabalhando na conversão divulgou uma tech demo, mostrando apenas uma pequena parte de uma dungeon. Segundo ele, outro motivo do jogo ter sido cancelado foi porque a Taito deu um prazo de seis meses para terminar o projeto, um “trabalho impossível já que o código original era indecifrável e os programadores japoneses não ajudavam em nada”.

Acima um vídeo da demo (sem som).

Metal Lancer

Antes de ser um dos elementos chave no desenvolvimento de “Sonic The Hedgehog”, Yuji Naka trabalhava shooter espacial em primeira pessoa chamado “Metal Lancer” em 1990.

Não há muitas informações sobre o jogo, mas de acordo com o próprio Naka em entrevistas, a personagem principal era uma garota que pilotava um mecha (robô) espacial, e apresentava efeitos mais complexos com zoom e rotação.

Infelizmente ele nunca revelou porque o projeto foi cancelado, mas provavelmente foi por ter sido convocado pela Sega para liderar o desenvolvimento do game de um certo ouriço supersônico!

Akira

Um dos maiores clássicos dos mangás e animes, Akira foi criado em 1982 por Katsuhiro Otomo nas páginas da revista Young Magazine, abordando um futuro pós-apocalíptico, décadas após uma explosão atômica destruir a cidade de Tóquio.

A animação longa-metragem veio apenas em 1988 e chegou a ser exibida em cinemas brasileiros, conquistando uma enorme legião de fãs (e está atualmente disponível na Netflix, caso você queira dar uma conferida).

Um jogo para Mega Drive, Game Gear e Sega CD baseado nesta famosa animação estava nos planos da extinta companhia THQ e que combinava diferentes estilos de gêneros, como plataforma 2D, visão isométrica com tiros, beat’em up, fases com moto estilo “Road Rash” e até mesmo segmentos em primeira pessoa.

Uma versão demo para Mega Drive chegou a ser distribuída para revistas da época que publicaram imagens do game, além dele marcar presença também na Consumer Electronics Show de 1994, o qual rendeu esse vídeo raríssimo gravado acima.

Segundo alguns relatos de pessoas envolvidas, o projeto foi cancelado por problemas internos na THQ, incluindo discordâncias no gerenciamento.

Mega Drive Tectoy

Mantendo o icônico design original, o Mega Drive foi relançado pela Tectoy em 2017 com 22 jogos na memória (expansível até 594 jogos), trazendo a oportunidade de antigos e novos fãs matarem as saudades de clássicos como Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Streets of Rage, Shinobi, entre outros. Acesse o link para mais informações do produto!