A Copa do Mundo da Rússia começa oficialmente nesta quinta-feira (14), com uma cerimônia de abertura que promete ser curta às 11h30 (horário de Brasília), e com a primeira partida oficial entre Rússia e Arábia Saudita logo em seguida, às 12h.

E para marcar esse grande evento esportivo, enquanto torcemos pelo Brasil em busca do hexacampeonato, o Blog Tectoy relembrou de cinco grandes jogos de futebol lançados no Mega Drive!

Vem conosco e confira quais são esses games!

FIFA International Soccer

A série FIFA da Eletronic Arts é uma das mais famosas no mundo dos videogames, mas talvez muita gente não saiba que ela nasceu lá no Mega Drive em 1993 com “FIFA International Soccer” – sem a nomenclatura do ano mesmo, apesar de alguns fãs também o chamarem de “FIFA ’94”. O game revolucionou o futebol virtual, trazendo várias inovações tanto no gameplay como visualmente, além claro, do selo de aprovação da entidade que governa o futebol no mundo. São 48 equipes disponíveis, mais um exclusivo do jogo chamado EA All Stars. No entanto, apesar do selo da FIFA, os jogadores têm nomes fictícios. O sucesso foi enorme e garantiu as sequências “FIFA 95” (com a presença de clubes e ligas reais, incluindo brasileiros), “FIFA 96” (jogadores começaram a ser nomeados com seus nomes reais), “FIFA 97” (introdução de modo futsal) e “FIFA: Road to World Cup 98” (ou simplesmente FIFA 98, baseado na Copa do Mundo de 1998 na França).

International Superstar Soccer Deluxe

O maior rival de FIFA também nasceu na geração 16 bits. Desenvolvido e lançado no SNES pela Konami em 1995, “International Superstar Soccer” mais tarde serviria como um dos embriões à famosa série “Pro Evolution Soccer”. O Mega Drive recebeu a segunda edição do jogo, “International Superstar Soccer Deluxe”, em uma conversão feita pela Factor 5 (do excelente Mega Turrican) com 36 times disponíveis. Assim como o rival, ISSD traz um excelente nível gráfico, jogabilidade afinada, novas falas para o comentarista e além claro, do maior mito virtual que já apareceu em um jogo de esporte: o jogador Allejo, camisa 7 da seleção brasileira. Aqui no Brasil versões modificadas de ISSD reproduzindo Campeonatos Brasileiros ou ainda o lendário “Ronaldinho Soccer” eram bem populares entre os fãs de futebol.

World Championship Soccer/Super Futebol

A Sega também lançou alguns títulos de futebol, entre eles “World Championship Soccer” em 1989 primeiramente no Mega Drive e depois no Master System (com seis times extras). Em alguns países foi lançado sendo baseado na Copa do Mundo de 1990 e aqui no Brasil era mais conhecido como “Super Futebol“, com 24 diferentes países jogáveis. O jogo apresenta uma perspectiva aérea das partidas e uma versão simplificadas das regras de futebol (não há faltas, substituições ou estratégias), semelhante ao clássico e mais conhecido “Sensible Soccer” (que foi lançado depois!). Apesar de simples e limitado, era bem divertido e foi por muitos anos uma das únicas opções para os fãs. Cinco anos depois a Sega lançou uma sequência, desta vez com uma tela de rolagem lateral e opções mais variadas no gameplay – mas não fez tanto sucesso quanto o original. O jogo pode não ser um extremo de qualidade, porém foi o primeiro futebol virtual de muita gente por aqui no Brasil, e por isso vale a pena relembrá-lo!

Pro Striker Final Stage

Em 1993 a Sega lançou “J. League Pro Striker”, que tinha licença da Liga Japonesa de Futebol Profissional, trazendo 10 times que estavam competindo naquele ano. A série ainda ganhou mais dois jogos com melhorias (J.League Pro Striker Perfect e J. League Pro Striker 2), mas a versão definitiva foi lançado apenas em 1995 com “Pro Striker Final Stage”. Diferente dos antecessores, que tinham uma progressão vertical, “Final Stage” possui partidas em telas horizontais. Os visuais, jogabilidade e dinâmica impressionam, atingindo níveis de qualidade comparáveis aos FIFA e ISSD. Seu único defeito é a música estilo “Mega Man” que toca ao fundo das partidas, que não combinam em nada com futebol.

Total Football

Desenvolvido e lançado pela Domark/Acclaim em 1995 apenas em alguns países da Europa e na Austrália, “Total Football” é pouco conhecido por esses lados, mas é um título que também impressiona pela sua qualidade visual, sonora e de jogabilidade. Assim como os FIFA e ISSD, o jogo conta com uma visão isométrica do campo de futebol. Os gráficos são bem bonitos, apesar dos jogadores pequenos na tela, possuem boas animações, assim como as torcidas. Os efeitos sonoros também se destacam e complementam a experiência do jogo (incluem vaias, empolgação e até pequenas canções das torcidas), que se revela bem competente e interessante.

Gostou da nossa lista? O Megão ainda possui vários outros títulos de futebol, se o seu preferido não foi listado aqui, fale pra gente nos comentários!