Jogos da Disney nos consoles da Sega eram garantias de títulos de excelente qualidade nesta dobradinha inesquecível no mundo dos videogames. Foi assim com os clássicos “Castle of Illusion” e “QuackShot”, e novamente com o ótimo “World of Illusion“, lançado no Megão no final de 1992.

Diferente dos dois títulos citados, “World of Illusion” apresenta várias novidades em sua jogabilidade, como o ataque agora com capas mágicas (sem as tradicionais bundadas) e a opção de dois jogadores simultâneos na tela, cada um controlando o simpático Mickey Mouse e o rabugento Pato Donald.

MUNDO DAS ILUSÕES

A história mostra Mickey e Donald se preparando para um espetáculo de mágicas para toda a turma (Pateta, Minnie, Margarida, Huguinho, Zezinho e Luisinho, entre outros), quando encontram uma misteriosa caixa atrás do palco.

Os dois são sugados para dentro da caixa e vão parar em um outro mundo mundo estranho e fantástico, o “Mundo das Ilusões”, controlado por um misterioso mago maligno (que é na verdade o xarope Bafo de Onça), que desafia os dois a encontrá-lo com os seus “truques baratos”. Se a dupla o derrotar, poderá então sair de dentro da caixa mágica.

Assim começa a aventura, que apresenta músicas, animações e visuais inspirados em clássicos da Disney, como Aladdin, a Pequena Sereia, Alice No País das Maravilhas e Pinóquio. Esses personagens não chegam a aparecer no game, mas Mickey e Donald atravessam por cenários inspirados em suas animações – uma salada mista que apareceu anos antes da série “Kingdom Hearts”!

PATO + CAMUNDONGO

A grande sacada que a Sega teve com “World of Illusion” foi oferecer um fator replay altíssimo, mesmo depois que você termine o jogo. É possível escolher jogar com o Mickey ou Donald, e dependendo de quem escolher, algumas fases sofrerão mudanças, com caminhos diferentes e fases exclusivas para cada um.

Em tempo, os cenários do Donald são bem mais difíceis do que do camundongo, exigindo um maior nível de habilidade e técnica para pular plataformas e buracos (provavelmente por Mickey ser mais popular com a criançada, as fases dele são mais fáceis).

Além disso há também o modo para dois jogadores simultâneos, que apresenta mecânicas exclusivas para essa modalidade, em que os jogadores terão que cooperar um com o outro para passar vários obstáculos, como alcançar lugares mais altos, passar por passagens estreitas (geralmente o Donald fica preso por causa de seu rabão penado), entre outras coisas. Os cenários possuem design geniais e criativos, que exploram bem a habilidade dos jogadores.

Como já citado, neste game nossos heróis não podem pular em cima dos inimigos para derrotá-los, e sim usar uma capa mágica que os transforma em flores, cartas e outros objetos inofensivos. Há também um botão para correr, que será útil em várias partes da aventura, mas cuidado para não se empolgar pois é comum inimigos aparecerem de surpresa pela frente.

MAGIA DISNEY

Durante o caminho, os dois podem aprender algumas magias, como invocar o tapete mágico do Aladdin, criar uma bolha de ar para se aventurar debaixo do oceano ou ainda de se teletransportar e construir pontes de cartas para atravessar buracos.

Os gráficos e visuais são belíssimos, com o toque de magia Disney que só a Sega sabia retratar em seus games, sendo super coloridos e detalhados, tanto dos cenários como os dos vários inimigos presentes.

As músicas também possuem composições inspiradas bem ao estilo Disney de ser, alegres e carismáticas, totalmente de acordo com o clima do jogo. Mickey e Donald ainda possuem vozes, que falam a palavra mágica “Alakazam”. Destaque para o Pato Donald pronunciando a palavra com sua voz característica.

O game não é muito longo, mas possui uma dificuldade mediana que vai dar trabalho para os jogadores não tão habilidosos em jogos de plataforma. Mas como o fator replay é alto, é um jogo para ser apreciado diversas vezes por várias horas.

Sem dúvida um título obrigatório para fãs de jogos de plataforma ou dos personagens Disney. Padrão de qualidade Disney feito pela Sega em seu auge. O que mais você poderia querer em um game?

MEGA DRIVE TECTOY

Mantendo o icônico design original, o Mega Drive foi relançado pela Tectoy em 2017 com 22 jogos na memória (expansível até 594 jogos), trazendo a oportunidade de antigos e novos fãs matarem as saudades de clássicos como Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Streets of Rage, Shinobi, entre outros. Acesse o link para mais informações do produto!