Continuando nossa maratona de curiosidades sobre as fases dos jogos de Sonic, finalmente chegamos ao Sonic 3! Sendo o game favorito entre os fãs da era clássica (os casuais já tendem a preferir mais o Sonic 2) quando acoplado ao Sonic & Knuckles, o Sonic 3 sozinho tem bastidores pra lá de interessantes e já fizemos um review bem completo aqui no Blog Tectoy! Sem mais delongas, vamos as curiosidades.
Angel Island
- A música do primeiro ato foi remixada para a Neo South Island de Sonic Pocket Adventure, obscuro game para o Neo Geo Pocket;
- Já a do segundo foi remixada para a fase Secret Plant Zone, do mesmo jogo (vídeo);
- Caso você jogue com o Knuckles, o cenário da fase será de nuvens, enquanto com o Sonic e o Tails é o oceano. Isso porque, na história do equidna, a Angel Island (onde se passa o jogo inteiro) está voando;
- É possível escapar da ponte que cai no fim do segundo ato pulando para a plataforma;
- A cena inicial foi recriada em Sonic Mania
Hidrocity
- Há estátuas do Sonic ao fundo da fase (foto), mas essas passam despercebidas pela grande maioria dos jogadores;
- Esse é o lugar mais cedo onde o jogador pode coletar todas as Esmeraldas do Caos;
- Em Sonic 1, a ideia original era que a Labyrinth Zone fosse a segunda fase, mas foi movida para a quarta devido ao seu alto nível de dificuldade. Especula-se que a Hidrocity seja a segunda fase para atender ao desejo dos desenvolvedores de ter uma segunda fase na água, mas que não tivesse um nível de dificuldade tão elevado;
- Curiosamente, parece que gráficos da Labyrinth Zone foram reaproveitados na Hidrocity;
Marble Garden
- Essa é a fase com maior level design de toda a era clássica, tanto na horizontal quanto na vertical, sendo uma das mais ricas em possibilidades, caminhos alternativos etc;
- É a fase com maior número de anéis gigantes, sendo oito apenas no primeiro ato;
- O primeiro ato também contém a maior quantidade de anéis entre todos: 636 no total;
- Os discos que permitem o Sonic “voar” ao girá-lo reapareceram na Sky Sanctuary de Sonic Generations para o Sonic Clássico;
Carnival Night
- A música dessa fase é conhecida por ser semelhante a faixa “Jam” de Michael Jackson, surgindo a teoria de que o Rei do Pop foi o compositor do game, algo posteriormente confirmado quando o artista morreu;
- Essa é a fase que menos combina com a temática de “Angel Island”. Os fãs especulam que esse lugar foi uma criação do Dr.Eggman;
- Mesmo o Sonic 3 & Knuckles ser considerado por boa parte dos fãs o melhor no quesito level design, o segundo ato possui um barril que prende inúmeros jogadores, sendo motivo de inúmeras anedotas pela web por ser, justamente, a pior decisão de level design que eles poderiam ter tido. Para passar, o jogador deve apertar para cima e para baixo (Foto)
- Carnival Night Zone aparece em Lego Dimensions
Ice Cap Zone
- Na versão beta, o Sonic correria a pé na parte inicial. Eventualmente mudaram para ele andando de skate;
- Originalmente, o skate seria da porta da Flying Battery Zone de Sonic & Knuckles. No entanto, eles moveram a base aérea do Dr.Eggman de última hora porque não ia dar tempo de finalizá-la;
- A música dessa fase é uma reedição da faixa “Hard Times” da banda The Jetzons. Isso porque o compositor dela foi Brad Buxer, que eventualmente se tornou o diretor musical de Michael Jackson (Vídeo acima);
- Essa é a primeira “fase do gelo” nos jogos do Sonic. O Sonic 2 teria uma, mas foi deletada;
- Caso o jogador morra no vice-chefe e tenha passado pelo checkpoint, a música que tocará é a do ato 2, não a do ato 1. Provavelmente, um erro de programação.
Launch Base Zone
- Jogando com o Knuckles nessa fase não há a Death Egg ao fundo, indicando que a aventura do equidna se passa depois da do Sonic;
- Essa é a única fase que tem quatro chefes, sendo um no primeiro ato e três no segundo;
- A Launch Base aparece na Archie Comics (Foto acima)