Antes dos novos desafiantes de Super Street Fighter II chegarem ao Mega Drive em 1994 em um incrível cartucho de 40 Megabits, o 16 bits da Sega recebeu um ano antes o lendário Street Fighter II: Special Champion Edition.

O jogo chegou em uma época que a Sega travava uma batalha ferrenha contra a Nintendo pelo domínio do mercado de 16 bits norte-americano, sendo que uma das principais armas da rival era justamente o game Street Fighter II: The World Warrior, que se tornou um sucesso avassalador em 1992 e Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting, lançado uns meses antes de Special Champion Edition.

Special Champion Edition é o primeiro título oficial da Capcom no Mega Drive, que já havia recebido outros games do estúdio, mas geralmente convertidos pela própria Sega, como é o caso de clássicos como Strider e Ghouls’n Ghosts.

O jogo é baseado nas versões Champion Edition e Turbo dos arcades e foi lançado junto com o memorável controle de 6 botões para o console, que se encaixa perfeitamente nãos mãos dos fãs de fighting games.

Um dos principais destaques do jogo é a possibilidade de se jogar com os quatro “chefões” – Balrog, Vega, Sagat e M. Bison – além de apresentar novos golpes, aperfeiçoar detalhes da jogabilidade, apresentar alguns quadros de animação redesenhados, cores diferentes paras as roupas dos lutadores e uma maior velocidade na jogabilidade – na tela de opções é possível escolher a versão Champion Edition ou a Turbo Hyper Fighting, que permite selecionar uma velocidade entre 1 a 10 estrelas.

Os gráficos e cenários são muito bons, e se aproximam muito da versão arcade. As cores possuem um contraste mais forte, e as animações e sprites estão muito bem feitos. Os cenários ao fundo também não ficam devendo em nada, com animações das pessoas que estão assistindo as lutas, ou nuvens, pássaros e outras coisas se movendo. As músicas estão bacanas, bem parecidas com as originais do fliperama e com bons feitos sonoros.

Já o gameplay é perfeito se utilizado com o controle de seis botões – com o controle original de três botões é necessário apertar Start para mudar de soco para chute e vice-versa.

O controle de seis botões do Mega Drive com certeza é um dos melhores que já existiu no mundo dos games. Extremamente anatômico e com os botões bem dispostos, é uma maravilha jogar SFII com ele. Movimentos simples e combates fluídos são a marca registrada da série e aqui eles se mostram bem eficazes, seja com golpes simples, magias/especiais ou combos mais elaborados – graças ao rápido processador do Mega Drive, as lutas são bem dinâmicas.

Além dos tradicionais modos single player e versus, o jogo também conta com o exclusivo Group Battle, que permite montar equipes com seis lutadores em sequências de lutas, além da opção de desabilitar movimentos especiais dos lutadores.

O jogo também apresentava três fases bônus, afinal, nada melhor pra relaxar depois de uma luta do que arrebentar coisas. A clássica fase bônus do carro (que também tinha em Final Fight) , os dos barris que caem do teto e a mais sem graça, a do muro.

Street Fighter II: Special Champion Edition é uma excelente conversão de um dos maiores clássicos da Capcom para os fãs do Mega Drive. Com um controle de seis botões então, a diversão é garantida. Uma conversão bastante competente que superou expectativas. Um jogo obrigatório para qualquer fã do Mega Drive. Hadouken!