Jogos baseados em filmes geralmente são mal vistos tanto pelos jogadores quanto pela crítica especializada. Você já se perguntou por quê eles tendem a ter uma qualidade abaixo da média?

Em geral, esses games surgem apenas para ajudarem na divulgação do longa e também gerarem retorno financeiro aos desenvolvedores, que se aproveitam da popularidade do filme para isso.

Alie isso ao espaço de desenvolvimento limitado, já que deve sempre coincidir com o lançamento para os cinemas e desse modo “turbinar” as vendas e temos jogos genéricos, apressados e não muito polidos. São apenas games que utilizam alguma fórmula (correr e pular; beat´em´up; jogo de luta etc), reproduzem as situações do filme, e “voila”.

Essa tradição “maldita” (por mais forte que a palavra soe) se iniciou com o game E.T lançado para o Atari 2600 e perdura até os dias de hoje. A regra é: se o jogo é baseado em um longa metragem, sem dúvida ele será abaixo da média.

No entanto, todas as regras têm suas exceções e ao longo da história tivemos jogos bem divertidos e porque não, clássicos atemporais, como é o caso de Aladdin para o Mega Drive. Pensando nisso, decidimos selecionar hoje alguns jogos que são “pontos fora da curva” e que provam que games baseados em filmes podem ser bons sim.

Vale dizer que anteriormente já fizemos uma lista com 5 jogos baseados em filmes, e depois uma parte 2. Não deixe de conferí-los!

PINOCCHIO

Nossa lista não tem o Aladdin porque nós do Blog Tectoy não queríamos ir nos games mais óbvios para essa lista, mas colocamos o igualmente impressionante Pinocchio.

Baseado no longa metragem dos anos 40, o Pinocchio conta com excelentes animações, é um jogo muito bem polido quanto a bugs, tem ótima jogabilidade e uma trilha sonora competente.

Pena que o jogo é bem curtinho e muito fácil, dando aquele sentimento de “já acabou?!”, mas  por ser muito bem feito, merece um espaço nessa lista.

POCAHONTAS

Conhecida na infância de muitos como “Porca-tontas”, o jogo da Pocahontas é uma prova de que um game pode promover um filme e ser xcelente mesmo assim. Mais do que isso: um título de qualidade pode eternizar, ainda mais, um longa metragem.

Mantendo a tradição de excelência dos jogos da Disney, este tem visuais incríveis e o mais interessante é que ele “pensa fora da caixa”, já que a protagonista ganha várias habilidades dos espíritos de animais para ajudá-la. É necessário resolver enigmas criativos, não se resumindo a “correr e pular” como os jogos dessa época tradicionalmente são.

THE PAGEMASTER

The Pagemaster não chega a ser um grande clássico, já que conta com jogabilidade repetitiva e você meio que fica pulando nos inimigos. Apesar de não ser muito criativo, a adaptação do filme estrelado por Macaulay Culkin e Christopher Lloyd é competente e rende diversão.

TOY STORY

Desenvolvido pela Traveller´s Tales, o Toy Story é mais um caso de que dá para fazer um jogo bem feito, criativo e impressionar os jogadores.

Utilizando a técnica do “Silicon Graphics”, o game não se resume em “correr e pular até chegar o final da fase”, com direito a um dos cenários ser baseado em shooter em primeira pessoa com gráficos que simulam 3D que ficam bem bonitos no Mega.

Fora os bons gráficos, o game tem o nível de dificuldade “na medida certa”, boas músicas e, no geral, é uma experiência divertida.

JOGOS DO BATMAN

Enquanto fazíamos essa lista ficamos na dúvida sobre qual jogo do Batman escolher. Só que como cada um deles tem suas peculiaridades e todos eles são divertidos ao seu modo, decidimos incluir “jogos do Batman” por aqui, e isso inclui:

  1. Batman (1990): Lançado no início da carreira do Mega Drive, esse game veio para promover o filme do Tim Burton lançado no mesmo ano. Sendo um plataforma comum,  ele é bastante competente em todos os pontos e se destaca pela excelente trilha sonora. É verdade que ele parece um “8-bit” turbinado, mas mesmo assim tem visuais simpáticos e a gente perdoa por ter vindo tão cedo.
  2. Batman Returns (1992): Sendo mais um plataforma, este game tem um reconhecido alto nível de dificuldade e pode frustrar muitos jogadores impacientes. Por outro lado, aqueles que curtem um bom desafio e querem uma aventura divertida, devem dar uma chance a este game.
  3. Batman Forever (1995): Dos três, este é o mais fraquinho em termos de jogabilidade e diversão, mas conta com visuais bem impressionantes para o console, com pessoas digitalizadas.

OBS: Não colocamos o The Adventures of Batman & Robin por não se tratar de um jogo baseado em filme.

MENÇÃO HONROSA: MIGHTY MORPHIN POWER RANGER THE MOVIE

Não poderíamos esquecer da adaptação do filme de Power Rangers feita pela Banpresto. Com bons gráficos, excelente trilha sonora e jogabilidade fluida, este é considerado por muitos o melhor jogo do Power Rangers de todos os tempos. Motivo de grande orgulho aos fãs do Mega Drive!