Não importa qual geração seja, o Cavaleiro das Trevas da DC Comics sempre marca presença com bons games, e assim ele o fez na época dos 16 bits no Mega Drive.

Pegando carona no lançamento do filme Batman de Tim Burton nos cinemas em 1989, a Sunsoft lançou o ótimo Batman: The Video Game no Nintendinho 8 bits, e resolveu fazer uma versão para o console da Sega.

Curiosamente, a versão do Megão chegou ao mercado apenas em 1991, dois anos após o lançamento do filme, devido à uma enrolação da justiça em liberar as desenvolvedoras de lançarem seus games que não fossem da plataforma Nintendo (a empresa na época exigia que os estúdios assinassem contratos de exclusividade), o que acabou prejudicando um pouco a sua popularidade na comunidade.

Também produzido pela Sunsoft, ele é bem similar ao jogo do concorrente, porém com gráficos mais bonitos, uma trilha sonora fantástica e uma história mais próxima a do filme.

O Cavaleiro das Trevas Entra em Ação

Assim como no longa-metragem, vamos ver o surgimento do vilão Coringa, que planeja acabar com Gotham City liberando um gás venenoso, e é aí que entra o nosso herói, o único capaz de impedir os planos do psicopata de cabelos verdes e prender o maluco.

A aventura começa nas ruas escuras e sombrias de Gotham City (com Batman descendo do ar com sua capa aberta em uma animação maneiríssima), espancando bandidos e criminosos pelo caminho.

Batman pode atacar com socos, rasteiras e cambalhotas. Pode ainda usar o seu cinto de “1001 utilidades”, que aqui se resume a um arpão para alcançar lugares mais altos e os famosos Bat-bumerangues.

Confira abaixo as fases do game:

1- Gotham City Street

espanque os bandidos pelo caminho com um efeito de chuva bem bacana no trajeto

2 – Axis Chemical Factory

Batman está na fábrica de produtos químicos onde vai encontrar Jack Naiper, o futuro Coringa

3 – Flugelheim Museum

Batman está no museu de artes onde vai enfrentar mais capangas do Coringa e salvar a bela repórter Vicki Vale

4 – Gotham City Street

De volta às ruas de Gotham, mas desta vez em seu Batmóvel. Atire ou desvie dos carros (não se preocupe, são todos capangas do Coringa) com tiros normais ou mísseis (limitados)

4.2 – Gotham City Carnival

Continuação da fase anterior, Gotham está festejando o aniversário de 200 anos, Coringa e seus capangas entraram de bicões na festa, acabe com a alegria deles

5 – In the sky over Gotham City

Voando pelos céus de Gotham acabe com os balões venenosos do Coringa. Fase bem curtinha, mas com um belo visual

6 – Gotham Cathedral

Última fase, onde o Coringa o aguarda no topo da catedral para a batalha final. Fase mais longa e chatinha do jogo

Os gráficos e visuais do game são muito bons para a época em que foi lançado. Claro que não é um jogo que aproveita todo o potencial do Mega Drive, mas para um cartucho de apenas 4 Mb faz bonito, apresentando cenários sombrios e bem detalhados.

As animações de Batman estão bem bacanas e são variadas. Algumas fases possuem efeitos parallax e inimigos variados, e como todo bom jogo de plataforma 2D, conta com designs interessantes, com ações na vertical e na horizontal, além das fases com o carro e a nave.

Infelizmente o jogo não é muito longo e nem muito difícil. A inteligência artificial dos inimigos é mais baixa do que de uma barata, e os chefes de fase são ridículos de fáceis.

Porém o design das fases pode pegar algumas das suas vidas (o jogo tem continues limitados), com várias armadilhas de espinhos, fogo, buracos, plataformas móveis, o que vai exigir do jogador um bom grau de habilidade dos comandos e habilidades de Batman.

Trilha Sonora Pegajosa

O grande destaque mesmo fica com a trilha sonora, com temas eletrizantes fantásticos criados pelo compositor japonês Naoki Kodaka (tem até reprodução do tema criado por Danny Elfman para o filme).

Não espere por temas sombrios e tensos, como é de se esperar de algo vindo de Batman, mas sim músicas que puxam mais para o rock eletrônico, bastante agitado e empolgante.

Confira abaixo a bela trilha sonora em toda a sua glória 16 bits:

Conclusão

Batman para Mega Drive pode não ser um jogo revolucionário ou inovador, mas captura bem a essência do filme em que foi inspirado e tem os seus bom momentos, com gráficos sombrios bem trabalhados, trilha sonora fantástica e design de fases que oferecem um bom desafio plataforma 2D. O jogo é simples e divertido de se jogar, certamente vale uma espiada. E se você for fã do homem-morcego, não deixe de conferir o excelente The Adventures of Batman and Robin, também no Mega Drive!