Como todo bom console, o Mega Drive também recebeu a sua parcela de jogos de estratégia, um gênero encontrado mais facilmente nos PCs (especialmente nos anos 90) devido às suas complexidades, mas que não ficam devendo em nada no 16 Bits da Sega.

Muitos destes títulos sequer saíram do Japão, tornando-os obscuros para os jogadores ocidentais por um certo período de tempo. No entanto, os anos foram se passando e estes jogos desconhecidos começaram a ganhar traduções feitas por fãs, hoje disponíveis em inglês ou até mesmo em português.

Agora vamos conhecer alguns games de estratégia para o Megão?

Herzog Zwei

Apesar do nome estranho e de não ser tão popular quantos outros títulos do Mega Drive, “Herzog Zwei” possui sua parcela de fãs e é lembrado como um dos primeiros jogos de estratégia em tempo real, lançado pela saudosa Technosoft (famosa pela série Thunder Force) em 1989.

O game possui uma mecânica que mistura o estilo shooter de navinha com os princípios básicos dos jogos de estratégia em tempo real, algo bem ambicioso para um console doméstico (ele foi lançado exclusivamente no Mega Drive e por lá ficou).

Apesar dos controles complexos, certamente é uma das obras primas perdidas do nosso querido console de 16 Bits, que permitia ainda um modelo multiplayer com tela dividida na vertical.

Preparado para destruir a base inimiga?

Dune II: Battle for Arrakis

Baseado na cultuadíssima obra literária de Frank Herbert conhecida como Duna, este título coloca o jogador sob o poder de uma das três grandes casas (Atreides, Harkonnen e Ordos) com a missão de coletar a preciosa especiaria melange (ou spice) para a Casa Imperial Corrino, no solo do planeta Arrakis, também conhecido como Duna.

Com isto em mente, o jogador terá o controle de fábricas e unidades militares para que consiga controlar uma região e extrair a substância extremamente importante ao império. “Dune II”, ao lado de Herzog Zwei, foi um dos primeiros jogos de estratégia real, gênero que dominou os PCs nos anos 90 e até hoje tem os seus representantes.

Será que você consegue trazer a honra, o poder e a eficiência para a sua casa neste jogo?

Star Control

Saindo da órbita da Terra, agora chegamos ao espaço do século XXVII com o título Star Control, lançado para o Mega Drive em 1990. Aqui o jogador precisará dominar toda uma região da galáxia no controle da Aliança das Estrelas Livres contra o inimigo conhecido como Hierarquia dos Ur-Quan.

O jogo tem fortes inspirações na franquia Star Trek, apresentando três modos diferentes: Practice (apenas para praticar); Melee (apenas modo de combate entre dois jogadores) e Full Game (combate + modo de estratégia). O modo Melee é bem viciante e divertido, especialmente quando jogado com duas pessoas, com um estilo assemelhando-se ao clássico Asteroids, onde cada nave tem suas características de ataque, defesa e velocidade.

Já o Full Game, além dos combates, apresenta parcelas de exploração/recursos/estratégia espacial na forma de um mapa rotativo, onde se deve traçar o curso da nave pelo espaço com diferentes tipos de planetas onde é possível formar colônias, coletar minerais, comprar naves.

Curiosidades: Star Control foi um dos primeiros jogos de 12 Megabits do Mega Drive e foi lançado pela Accolade (pelo selo Ballistic) sem a licença oficial da Sega. A sua bela capa foi criada pelo artista Boris Vallejo – clique aqui para vê-la, entre outros trabalhos desse talento desenhista.

Populous II: Two Tribes

No controle dos poderosos deuses do Olimpo, você terá que determinar como a humanidade deverá seguir os seus passos. Com poderes que podem causar efeitos nos elementos terra, fogo, água, ar e em plantas e pessoas, os deuses deverão fazer o máximo possível para que os seus seguidores deem cada vez mais poderes a eles.

E com essas novas habilidades, mais fácil será a forma de derrotar os outros deuses que querem dominar a Terra em seu lugar. O jogo original, lançado apenas na Europa em 1989, assim como esta sequência, é uma criação de Peter Molyneux, designer de jogos como Fable, Theme Park e Black & White.

Um jogo de estratégia em tempo real, que deixa a seguinte pergunta: Você é divino o suficiente para acabar com todos os outros deuses?

Shining Force

Um dos grandes clássicos do Mega Drive, a série Shining Force ganhou fama por ser um RPG de estratégia bem sólido e divertido que coloca o jogador na pele do herói Max, que tem como missão acabar com Kane, um ser maligno que quer ressuscitar o Dark Dragon.

Com uma história cativante, personagens marcantes e um nível de dificuldade crescente, Shining Force traz para o jogador um desafio sem igual no console de 16 Bit, onde uma estratégia bem executada significa a vitória nos campos de batalha. A diversidade de personagens e inimigos — que variavam de magos, monstros, arqueiros, cavaleiros centauros, homens-pássaro, gosmas, esqueletos e por aí vai — constitui um dos pontos mais legais do jogo.

Está pronto para proteger o Reino de Guardiana?