Como já vimos aqui no Blog Tectoy, “Space Invaders” foi lançado originalmente em 1978 nos arcades pela Taito Corporation, e posteriormente no Atari 2600, tornando-se um dos primeiros e mais icônicos shoot ‘em up da história dos videogames.

O sucesso do game abriu as portas para que outras empresas investissem no lucrativo gênero “guerra espacial“, e assim surgiiu vários outros clássicos, entre eles “Galaxian“, lançado pela Namco no finalzinho da década de 70.

Aqui o jogador assume o comando de uma base laser com a missão de proteger o nosso universo do ataque alienígena dos Galaxian, uma antiga raça hostil, como foi oficialmente descrita.

gabinete arcade de Galaxian

A mecânica lembra “Space Invaders”, com a frota espacial do inimigo voando em formação pelas laterais, mas a novidade são os “mergulhos kamikazes” das naves alienígenas, que também trocam tiros com o jogador, para em seguida retornar à posição original. “Galaxian” foi um dos primeiros games a apresentar vários inimigos com comportamentos individuais.

Os líderes dos Galaxian, representados por várias cores, geralmente estão flanqueados por escoltas protetoras, e a melhor maneira de atingi-los é destruindo as naves em sua volta.

A versão para o Atari 2600 foi lançada em 1983 e adaptou bem o game e suas mecânicas para as limitações do console.

A partida começa com três vida e ganha-se pontos a cada Galaxian destruído – se ele estiver em voo rende pontos extras, e em 7.000 pontos ganha-se uma vida bônus. A cada onda de ataque (indicada no canto inferior direito) destruída, outra ainda mais feroz e desafiadora é lançada.

Os pontos variam de acordo com os Galaxians sendo:

  • Drones, a classificação mais baixa, na cor verde – 30 pontos (60 em voo)
  • Emissários são roxos – 40 pontos (80 em voo)
  • Acompanhantes são vermelhos – 50 pontos (100 em voo)
  • Flagships, a classificação mais alta é branca – 60 pontos (120 em voo)

Em alguns casos as Flagships voarão acompanhadas de outras naves, rendendo diferentes pontuações:

  • Flagships + 1 Acompanhante (vermelho) – 200 pontos
  • Flagships + 2 Acompanhantes – 300 pontos
  • 2 Acompanhantes seguidos pela Flagship – 800 pontos

O jogo oferece nove níveis de dificuldade, sendo o primeiro o mais fácil e os seguintes com dificuldade crescente até chegar ao último, que apresenta ataques mais velozes e em maior número.

“Galaxian” é um dos maiores clássicos dos jogos de navinha espacial, que fez bastante sucesso tanto nos arcades como em sua versão caseira no Atari 2600, e ainda serviu de base para um sucessor também de grande sucesso: Galaga.

Caso esteja curioso, a maior pontuação de “Galaxian” nos arcades é de 2.010.000 , conquistada por David Lyne em 2016 e no Atari 2600 é de 2.696.100, conquistada por George Riley em 2010. Abaixo separamos algumas dicas no caso de você desejar quebrar esse recorde e entrar para a história!

DICAS

  • Às vezes, partículas de uma escolta vermelha destruída são mortais, tome cuidado.
  • Atire nas naves Acompanhantes (da cor vermelha) somente quando eles estiverem escoltando uma Flagship e atire na Flagship apenas em voo. Fazendo isso você garante uma maior pontuação.
  • Estude os padrões de ataque dos Galaxian, dessa forma você saberá o que esperar de cada membro da frota inimiga.
  • Se você precisar descansar enquanto luta contra as ondas de ataques 1 e 2, vá para a extrema direita ou extrema esquerda da tela por alguns segundos. Durante as ondas de nível mais alto, fique longe dos cantos para evitar ser pego por um Galaxian.

Atari Flashback 8 & Portátil

Com saudades de Galaxian? Ele está presente na edição Atari Flashback Portátil (com 70 jogos na memória) da Tectoy, incluindo outros clássicos como Pac-Man, Dig Dug, Pitfall!, River Raid e Frogger! Acesse o site oficial para mais informações sobre os produtos!