Qualquer produção artística, seja games, filmes, livros etc, tem um público alvo para atender as expectativas daquele nicho ao qual foi designado. No entanto, quando um produto é de qualidade, acaba rompendo fronteiras e atingindo a todos.

Este é o caso de Bishoujo Senshi Sailor Moon, ou somente Sailor Moon como nós conhecemos. “Mirando” nas meninas, tanto o anime quanto o mangá foram (e ainda são) fenômenos em popularidade no mundo inteiro durante os anos 90 e meados de 2000, atingindo pessoas de ambos os sexos e todas as idades.

Com enorme legião de fãs até hoje, resolvemos trazer uma análise do jogo homônimo lançado para Mega Drive em 1994, baseado na primeira temporada. Curiosamente, ele foi desenvolvido pela Arc System Works (na época, Angel), que ficou famosa recentemente pelo bem sucedido Dragon Ball FighterZ, e também tem popularidade com Guilty Gear e BlazBlue.

JOGO DE “MENININHA” CHEIO DE PANCADARIA

Sucesso na Gringolândia (Scan da revista Super Game Power – maio de 1994)

Chegando ao Mega Drive cerca de um ano após o lançamento para o Super Nintendo, a Arc System Works decidiu que esta não seria apenas uma simples conversão, colocando uma série de melhorias, fases inéditas, trilha sonora diferente e um novo chefe final, levando boa parte dos fãs a crerem que Sailor Moon no videogame da SEGA é uma experiência superior.

Do gênero beat´em up, chama a atenção a semelhança com os dois primeiros Streets of Rage da SEGA, não só em jogabilidade, como nos gráficos e temas das fases, se iniciando na cidade, tendo o “cenário do elevador”, esteiras tecnológicas etc. De quebra, todos eles são inspirados também na série de TV, já que a “fase da cidade” é Juuban, onde a Sailor Moon mora, e a fase do gelo é o Polo Norte, onde se passam os últimos episódios.

O jogador pode selecionar uma das cinco sailors no início. A “Moon” tem habilidades gerais de nível médio; “Mercury” é mais rápida, mas seu ataque é de curta distância; “Mars” ataca com chute e é mais resistente aos golpes; “Jupiter” é a mais forte de todas na ofensiva e a “Venus” é a melhor em ataques de longas distâncias por utilizar um chicote.

Segurando o botão de ataque, a Sailor usará seu poder especial baseado na série de TV com direito a vozes digitalizadas das dubladoras japonesas. Um outro ataque mais poderoso pode ser usado apertando o botão “C”, mas gasta um pouco da sua barra de energia e só deve ser utilizado em situações emergenciais.

Os inimigos comuns são baseados nos “monstros do dia” da série de TV, enquanto os chefes (exceto o primeiro) são generais da Rainha Beryl, antagonista da primeira temporada. Caso zere no Hard Mode, você destrava uma luta especial contra Metallia, a verdadeira vilã por trás de tudo.

“EU NÃO SOU REPETITIVO REPETITIVO REPETITIVO”

Apesar da singularidade dos cenários, “Sailor Moon” acaba sofrendo do mesmo mal que muitos beat´em ups sofrem: é repetitivo.

São poucos inimigos que aparecem e a maior parte deles são “recolores” para indicar ao jogador que aquele é uma versão mais difícil do adversário anteriormente encontrado. Mesmo o jogo sendo curto, durando de uma hora e meia a duas horas, fica enjoativo.

De quebra, os temas das fases não alteram a jogabilidade e passam a sensação de genéricos, com exceção da terceira que é em cima de um caminhão em movimento. Fora isso, se cada um dos cenários tivesse inimigos designados especificamente para eles, talvez aliviasse um pouco esse sentimento.

MAIS UM BOM BEAT´EM´UP PARA O MEGA

O “jogo da Sailor Moon” deve ser atraente não só aos amantes do anime e mangá das guerreiras lunares, mas também aos que curtem o gênero beat´em up. Com bons gráficos, trilha sonora bacana e muita pancadaria, esse game não deveria ter ficado restrito a “gringolândia” e merece uma conferida por aqueles que já zeraram “milhares de vezes” o Streets of Rage ou Golden Axe.

O Mega Drive está de volta!

Após 30 anos do seu lançamento original, o Mega Drive foi relançado oficialmente no Brasil pela TecToy com o seu design clássico, joystick original de três botões, compatível com cartuchos e com uma novidade: entrada com cartão SD com 22 jogos na memória e expansível para inúmeros outros títulos. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.