Aqui no Blog Tectoy já surgiram diversas análises do ouriço! No Mega Drive, já cobrimos o primeiro  Sonic The Hedgehog, assim como o Sonic 2 e o Sonic 3 & Knuckles. Já no Master, tivemos uma análise do primeiro game e também de Sonic Chaos. Seguindo a tradição, vamos explorar um pouco sobre outro clássico do mascote: Sonic the Hedgehog 2, mas desta vez em sua versão 8 bits lançada para o Master System e o portátil Game Gear!

Sendo o primeiro game desenvolvido pelo estúdio Aspect Company, eles resolveram jogar “seguro” e utilizaram a mesma fórmula de jogabilidade e estilo gráfico do primeiro game, que foi desenvolvido pela Ancient Corporation. Saindo um mês antes de sua contraparte no Mega Drive, esta é a primeira participação do Tails, mesmo que apenas na história, e também de Silver Sonic, a primeira versão “de metal” do herói.

O VELHO E O NOVO SE MISTURAM!

Crystal Egg Zone é uma das fases mais originais de toda a série.

Diferente do jogo anterior, o Sonic The Hedgehog 2 não possui nenhuma ligação com os 16 bits, sendo uma aventura com fases inéditas, mantendo apenas o mesmo nome.  Além disso, ele é bem único perante a série em muitos aspectos, em especial por começar em uma caverna, não em um cenário tropical ou na cidade, além de que a fase final é feita de “cristais”, não se encaixando em nenhum clichê dos jogos do ouriço.

Chama a atenção que a Aspect Company procurou singularizar ao máximo cada uma das fases com gimmicks próprias. Na Underground Zone, por exemplo, há carrinhos de mina, enquanto na Sky High há asa delta e na Aqua Lake há bolhas gigantes de ar que levam o Sonic a prosseguir verticalmente pela fase. Fora isso, as cores das molas de cada um dos cenários são diferentes, assim como na última os anéis possuem um brilho ao girar, mostrando que os desenvolvedores foram cuidadosos nos mínimos detalhes. Ponto para Aspect!

Outra novidade é que os chefes não são mais engenhocas do Dr. Eggman, mas sim robôs-mestres, sendo que o cientista fica exclusivo para a batalha final. Cada um deles têm um padrão de movimento que necessita astúcia para esperar o momento certo de atacar, não bastando apenas sair “batendo” aleatoriamente.

Visualmente, esse game utiliza o mesmo estilo da primeira aventura 8 bits, mas com alguns pontos de melhora como as cores do sapato do Sonic estarem vermelhos e não laranjas, as esmeraldas possuírem cores próprias dessa vez, além de que os cenários possuem mais detalhes. Isso fica bem evidente na Green Hills Zone, que usa o mesmo tema da fase homônima do primeiro game, porém com um visível salto qualitativo.

Sonic The Hedgehog a esquerda e o segundo a direita. Há visível melhora gráfica, nos detalhes e na distribuição de cores.

Já a trilha sonora, mesmo não sendo tão memorável quanto o primeiro, contém músicas marcantes. O destaque vai para a faixa da já citada Green Hills Zone, que acabou se tornando a You Can Do Anything, que é o tema de abertura japonês do Sonic CD.

A jogabilidade se mantém intacta do jogo anterior: o Sonic corre e pula e o objetivo é chegar ao final da fase superando obstáculos e derrotando inimigos. Coletando 100 anéis você ganha uma vida e correndo e apertando para baixo ele faz o “spin attack”.

A abertura japonesa de Sonic CD utiliza a mesma faixa da Green Hills Zone. 

As Esmeraldas do Caos voltam a ficar escondidas ao longo das fases, mas desta vez sempre no segundo ato e as placas que dão prêmios também estão de volta. A maior diferença no gameplay é que o nível de dificuldade é bem mais elevado desta vez, porém justo, provavelmente para que a  aventura fosse prolongada ao máximo. Além disso, um detalhe interessante é que desta vez há os loopings, ausentes na primeira aventura 8 bits, enquanto os Special Stages foram cortados.

O enredo é simplório: Sonic saiu da Ilha do Sul após os eventos do primeiro jogo em busca de aventuras, e ao voltar, percebeu que nenhum de seus amigos animais estavam por lá. Confuso, ele vai até sua casa e encontra uma carta escrita pelo Tails explicando que os animais foram capturados pelo Dr. Robotnik e que o próprio está trancado em um lugar chamado Ovo de Cristal (Crystal Egg). O cientista obrigou Tails a escrever o manuscrito dizendo que ele o libertará caso o Sonic entregue as seis Esmeraldas do Caos , e assim, se inicia mais uma aventura para o herói.

UMA AVENTURA QUASE PERFEITA

A maior crítica a ser feita neste game é quanto a versão de Game Gear. Diferente do jogo anterior que foi redimensionado para caber na resolução menor do portátil, o Sonic The Hedgehog 2 mantém os mesmos gráficos de sua versão para consoles, porém com um campo de visão menor, o que aumenta consideravelmente o nível de dificuldade, em geral, de forma injusta.

Fora isso, a reutilização da mesma jogabilidade do Sonic The Hedgehog de modo praticamente intacto também é algo criticável, já que não há nenhuma habilidade inédita para o ouriço. O level design da fase Scrambled Egg Zone também é questionável, já que nela você corre por tubos que eventualmente te levam a espinhos sem que você possa prever, provocando mortes, além de que você fica dando voltas em um mesmo lugar sem sentir. Por fim, algumas Esmeraldas do Caos possuem localização ilógica e dificilmente um jogador iria descobrir sem um manual indicando onde ela está.

MASTER SYSTEM VS GAME GEAR:

Master System VS Game Gear
  • As batalhas contra os chefes da Underground Zone e Green Hills Zone são em áreas menores para compensar a resolução mais baixa do Game Gear (foto acima);
  • Abertura é um pouco diferente. Na versão do Master mostra o Sonic correndo atrás do Dr.Robotnik que capturou o Tails, enquanto no Game Gear mostra o Dr.Robotnik capturando o Tails com sua engenhoca e depois indo embora;
  • Aa águaa da fase Aqua Lake são diferentes: no Master System é verde e no Game Gear é azul.
  • Na mesma fase, no Master há um monitor com os sapatos de velocidade do Sonic. No portátil foi substituído por um de dez anéis;

  • Duas músicas são diferentes: a de chefe é única para cada versão, parecendo que a do Game Gear tem uma instrumentação mais rica, e o desfecho bom possui uma música mais feliz no portátil, enquanto no Master toca a mesma trilha tanto para o final bom quanto para o ruim.

UM GAME QUE “NASCE” CLÁSSICO!

Sonic The Hedgehog 2 para Master System e Game Gear é um típico jogo do ouriço dos anos noventa: você corre e pula para superar obstáculos, derrota inimigos e deve impedir o Dr. Robotnik de seus planos mirabolantes para dominar o mundo. Bom em todos os pontos técnicos, abusando de gimmicks, chefes criativos e qualidade visual superior ao primeiro game, este é um título que merece “uma olhada” a todos que curtem uma aventura 2D do azulão.

Master System

E lembre-se, mesmo com quase 30 anos nas costas, o Master System continua na ativa no Brasil com o Master System Evolution, que vem com 132 Jogos na memória, o Master System Plug & Play com 40 jogos na memória e o Master System Portátil com 40 jogos na memória.