Sonic The Hedgehog” foi projetado especialmente para o hardware do Mega Drive, porém não demorou muito para que o ouriço também fizesse sua estreia no Master System – em outubro de 1991, cerca de quatro meses depois que apareceu no Megão!

Apesar de contar com a supervisão da Sonic Team, o jogo foi desenvolvido principalmente pelo estúdio Ancient, empresa de Yuzo Koshiro, em sua primeira colaboração com a Sega para as versões 8 bits no Master System e Game Gear.

Com uma mecânica focada na velocidade semelhante a do seu irmão 16 bits, o jogo traz alguns layouts novos para os cenários, como um mapa da ilha onde se passa a aventura (inexistente no Mega Drive) e fases realmente novas, o que dá a impressão de ser um jogo totalmente inédito ao invés de uma conversão.

O enredo do game segue o mesmo do Mega Drive: o malvado cientista Robotnik está capturando os inocentes animais da ilha e transformando-os em robôs maléficos para a criação do seu exército. Só mesmo o ouriço mais rápido do mundo pode detê-lo agora!

Um Borrão Azul e Veloz

Tanto quanto na versão do Mega Drive, o design dos estágios no Master System abusa do elemento velocidade. Além disso, como todo game de plataforma de muito boa qualidade, Sonic The Hedgehog tem uma grande quantidade de obstáculos, inimigos robôs, buracos cheios de espinhos, plataformas móveis etc.

Tudo permeado também por uma jogabilidade leve e simples. Mas o que mais marca são os longos cenários, molas, rampas e outros detalhes que acentuam a velocidade do personagem e alargam seu deslocamento na tela.

Coletando Anéis e Esmeraldas

Assim como no Megão, durante o percurso o jogador deve coletar um grande número de anéis dourados (ou argolas, como preferir chamar), que se tornariam uma das “marcas registradas” da série (lembre-se, esse foi o segundo jogo de Sonic feito, então ainda não haviam “regras” bem estabelecidas).

Todos os estágios estão abarrotados de anéis, que além de ampliar suas chances de ser bem sucedido ao atravessar os perigos com Sonic, ao coletar 100 deles ganha-se uma vida extra.

Mas cuidado, diferente da versão do Mega, ao ser atingido por algum inimigo ou sofrer qualquer tipo de dano, perde-se todos os seus anéis (ou mesmo uma vida, se atingido sem nenhum deles) sem a possibilidade de coletá-los novamente.

Outro detalhe que se tornaria tradicional em games da série são as Chaos Emeralds. Porém ao invés de coletá-las nas fases bônus, neste game elas estão em locais bem escondidos e de difícil acesso em alguns estágios – elemento esse que incentiva a uma maior exploração dos cenários. E para ver o verdadeiro final do jogo, é preciso coletar todas as seis esmeraldas.

Com uma trilha sonora assinada por Yuzo Koshiro é claro que podemos esperar por músicas que aproveitam bem as capacidades do Master System, com melodias 8 bits extremamente refinadas, capazes de dar ao jogo um ar sublime e único.

Um clássico obrigatório do Master System!

Nosso amigo azul assinalou um dos maiores clássicos da era 8 bits, ao lado de outros nomes de respeito como Alex Kidd e Wonder Boy. Este jogo marca uma das melhores e mais divertidas aventuras no Master System. Sonic The Hedgehog foi um game criado com muita criatividade e engenho. O sucesso e bom êxito deste primeiro game (tanto em sua versão do Mega Drive como no Master System) não apenas criou um padrão a ser reproduzido em futuros jogos, mas consolidou Sonic como um dos personagens mais originais já criados.