Com uma enorme legião de fãs em todo o mundo, o steampunk é um subgênero da ficção científica que se tornou popular nos anos 80 como uma variante do cyberpunk, ao retratar obras ambientadas do passado mas com elementos tecnológicos que ocorreram mais cedo do que na História real, tendo o motor a vapor como principal meio industrializado de produção de energia e movimento (Steam em inglês significa Vapor).

O steampunk pode ser encontrado em vários setores e mídias da cultura pop atual como obras literárias, revistas em quadrinhos (como a personagem Lady Spider ou a versão Noir que apareceu em histórias do Homem-Aranha), em animes/mangás (‘O Castelo Animado’ de Hayao Miyazaki é um bom exemplo), no cinema (como a locomotiva de ‘De Volta para o Futuro III’ ou o filme de Tim Burton ‘O Lar das Crianças Peculiares’, que também utiliza alguns desses elementos) e claro, videogames, como os clássicos “Steel Empire” e “Rocket Knight Adventures” do Mega Drive..

O que começou apenas com o imaginário de alguns autores como H.G. Wells e Júlio Verne, cresceu tanto e ganhou novas proporções nas últimas décadas ao ponto de universos inteiros já serem representados em várias mídias, inclusive apresentando um mundo atual alternativo com tecnologias a vapor (fãs da série Doctor Who devem se lembrar de vários exemplos).

Porém o que encontramos não foi um jogo desse gênero, mas sim um Master System II modelo europeu (que é o nosso Master System III Compact) totalmente remodelado como um aparelho steampunk funcional – confira no vídeo abaixo!

O autor dessa obra é o artista europeu Franklin Vanseizenberg, um fã apaixonado pelo steampunk que resolveu dar vida a essa paixão, construindo e inventando seus próprios projetos, sendo o Master System um dos mais recentes.

Segundo o artista, ele começou a juntar peças para esse projeto há cerca de cinco anos, e o que deveria “ser uma construção rápida acabou por ser um verdadeiro emaranhado mental”.

Como podemos ver pelas imagens, o projeto foi um trabalho minucioso cheio de detalhes que certamente exigiu muita atenção, criatividade e dedicação do artista em juntar todas as peças nesse novo e fantástico modelo, como se tivesse sido lançado no século XIX.

Para conhecer mais do trabalho steampunk de Franklin, acesse sua página no Facebook ou o seu site oficial.

Abaixo você confere umas imagens, compartilhadas com permissão do autor, do incrível Master System Steampunk: