Quando pensamos em beat´em´up para Mega Drive, sem dúvidas o nome de Streets of Rage e Golden Axe passarão na sua mente. Ambos desenvolvidos pela SEGA, são dois clássicos do Mega Drive e merecem toda a popularidade que têm.

No entanto, o videogame também explorou o gênero em diversos outros títulos, sendo que muitos possuem relativa popularidade e outros nem tanto, mesmo sendo bons jogos. Pensando nisso, decidimos selecionar 10 jogos de beat´em´up do Mega Drive, sem contar os “mais óbvios”.

OBS: Não deixe de ver nossa lista de RPGs para o Master System exceto o Phantasy Star!

ALIEN STORM

Lançado no início da carreira do Mega Drive, Alien Storm é um beat´em up desenvolvido pela SEGA que atingiu grande popularidade entre os fãs do console.

Sendo o “jogo medonho” para muitas crianças,  ele tem toda “a cara” dos Arcades (afinal, é uma conversão) e possuium ritmo bem mais frenético que o Streets of Rage e o Golden Axe. Para mais informações, não deixe de ler nossa análise.

SPIDER-MAN AND VENOM: SEPARATION ANXIETY

Já escrevemos sobre o Maximum Carnage e o Separation Anxiety aqui no Blog Tectoy, sendo dois jogos que exploram a aventura do Homem Aranha e o Venom.

Apesar de não terem recebido boas notas da mídia, há muito debate entre os fãs do  Mega Drive sobre qual dos dois games é o melhor. Só que para essa lista, decidimos selecionar o Separation Anxiety.

Com bons gráficos, boa trilha sonora e tudo que se espera de um beat´em´up do Homem Aranha, você passará por cenários temáticos, enfrentará inimigos conhecidos e tudo mais. É verdade que depois de um tempo ele fica repetitivo (bem repetitivo!), mas mesmo assim vale a conferida.

GROWL

Desenvolvido pela Taito e lançado originalmente para Arcades, o grande destaque deste game vai para a trilha sonora que consegue ser bem ambientada e muito agradável.

Além disso, a temática faroeste com cenários típicos e uma historinha que vai se desenrolando no game (com direito a diálogos) também o tornam uma excelente pedida para aqueles que querem algo diferente .

BATTLETOADS AND DOUBLE DRAGON

Dispensando apresentações aos retrogamers, o Battletoads and Double Dragon foi um jogo desenvolvido pela RARE e lançado para diversos consoles de sua época, incluindo o Mega Drive em 1993.

Com nível de dificuldade bem elevado, ele é um dos primeiros crossovers do mundo dos videogames, assim como é o primeiro game de Battletoads onde os três sapos são jogáveis. A versão do Mega é considerada por muitos como a melhor devido a fluidez dos controles.

DOUBLE DRAGON 3 – THE ROSETTA STONES

Vindo diretamente dos Arcades e lançado para diversos consoles de sua geração, ele chegou ao Mega Drive no ano de 1993. Diferente dos anteriores, este conta com gráficos menos cartunescos e mais realistas, tendo um visível “salto” qualitativo.

Além disso, o game conta com temas variados e toda a jogabilidade típica do gênero. É verdade que ele não é muito bem polido e às vezes você tem certeza que acertou o inimigo, mas o computador não computa. Mesmo assim, vale a conferida!

CAPTAIN AMERICA AND THE AVENGERS

Sendo a aposta da Data East nos Beat´em Ups, é um típico jogo do gênero. Não tem os melhores gráficos e sons do Mega Drive, além de não inovar muito, mas pode garantir boas horas de diversão por ser mais um game que aposta no gênero.

THE PUNISHER

Desenvolvido pela Capcom, que praticamente foi a empresa que popularizou os beat´em´ups por causa de Final Fight, o The Punisher é um game do gênero que tem toda a diversão esperada dos jogos da empresa.  Uma excelente alternativa para qem quer um jogo do gênero para o console.

THE TICK

Este é um game desenvolvido pela Software Creations que “bebe” da fonte de Streets of Rage, mas colocando o personagem do desenho animado que passava na Fox Kids na época.

É um pouco repetitivo e o game é muito grande, tornando-o cansativo, mas conta com bons gráficos, músicas e chefes bem criativos, merecendo um espaço nessa lista.

MAZIN SAGA: Mutant Fighter

Exclusivo do Mega Drive, Mazin Saga mistura elementos de Beat´em up e jogos de luta e chama a atenção pela qualidade de animação dos inimigos e do protagonista, possuindo uma riqueza de quadros bem atípica para os jogos da época.  Sem dúvidas, nota 10 em visuais.

Além disso, se passando no futuro ano de 1999 (!!!),  vemos cenários futuristas, robôs gigantes, ambientes variados e uma excelente jogabilidade. Bom em todos os pontos, este é obrigatório aos fãs do gênero.

POWER RANGERS: THE MOVIE

Provavelmente um dos mais lembrados desta lista, o Mighty Morphin Power Rangers – The Movie foi lançado para o Mega Drive em 1995 e conta com os personagens da série de TV, vilões típicos etc.

Sendo um jogo completamente diferente do lançado para o rival, o Super Nintendo, este aqui chama a atenção pela quantidade de combos e o fato de cada ranger possuir um desenho próprio, não sendo apenas um recolor do mesmo personagem como acontecia na concorrência.

Para mais informações, não deixe de conferir nossa análise.

THE DEATH AND RETURN OF SUPERMAN

Outro clássico dos 16 bits, o Death and Return of Superman foi desenvolvido pela Sunsoft em parceria com a Blizzard Entertainment e tem diversas encarnações do personagem, incluindo o Superboy, Steel, Cyborg, Eradicator e o próprio Superman. Só que jogamos com cada um deles a medida que vamos passando pelas fases.

Com bons gráficos, boa trilha sonora e tendo uma história bacana de acompanhar, este é mais um beat´em´up do Mega Drive que merece a conferida.

Lembrete: não deixe de conferir nosso querido e velho Mega Drive, que voltou ao mercado com a nossa edição lançada em 2017, com 22 jogos na memória e expansível com o uso do cartão SD. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.