Sonic Triple Trouble é o único jogo principal do mascote que ficou exclusivo no Game Gear, já que nem mesmo a Tectoy trouxe ele para o Master System aqui no Brasil como fez com o Sonic Blast.

TRÊS VILÕES DESSA VEZ

O Dr.Eggman conseguiu as seis Esmeraldas do Caos sem o conhecimento do Sonic, e usou todas elas para testar sua suprema arma. Infelizmente, um erro durante os testes resultou em uma explosão, que fez com que as jóias se espalhassem pelo planeta. Eggman encontrou uma, mas as outras cinco estão com paradeiro desconhecido.

Sabendo do que ocorreu, Sonic e Tails correm em busca das Esmeraldas e para deter, novamente, os planos do cientista. No entanto, o guaridão da Angel Island, Knuckles the Echidna, foi enganado pelo vilão e acredita que os dois heróis estão querendo dominar o mundo.

Por fim, há um terceiro antagonista para entrar “na bagunça”: Fang the Sniper, um caçador de tesouros que descobriu a localização de cada uma das esmeraldas e as esconde em um subspaço. Ele pretende vendê-las no mercado negro em busca de dinheiro.

ASPECT COMPANY EM AÇÃO DE NOVO!

O game foi desenvolvido pela Aspect Company, a mesma responsável pelo Sonic 2 8bits e Sonic Chaos, sendo que Triple Trouble é continuação direta deste último e, originalmente, seu nome seria mesmo Sonic Chaos 2. No Japão, o game se chama Sonic & Tails 2.

Para dar uma identidade mais própria ao título, a equipe decidiu introduzir o personagem Fang the Sniper que, na época, era chamado de Nack the Weasel nos Estados Unidos. Durante anos ele ficou sendo um dos personagens “esquecidos” da série, até ser revivido como uma das ilusões provocadas pela Heavy Magician em Sonic Mania.

NÃO INOVA, MAS “PEGA” TUDO DE BOM!

Mesmo apresentando poucas novidades comparado a outros games do mascote, o Sonic Triple Trouble pega tudo que há de melhor na fórmula que deu sucesso ao azulão nos anos noventa e “potencializa”, tornando esta uma das melhores experiências 8 bits do mascote.

E o que esperar de um jogo do Sonic? Fase tropical, da floresta, do gelo, da água, base do Dr.Eggman e os Special Stages para coleta de esmeraldas. Além disso, a tradicional fórmula de corre-e-pula, monitores, anéis, chefe após duas fases etc.

A diferença é que desta vez os mapas estão consideravelmente maiores quando comparado as aventuras anteriores, com rotas em cima e em baixo, parecendo mesmo que estamos jogando um game do Mega Drive.

De quebra, há fases com transição em ceninhas, assim como em Sonic 3 e Knuckles, com direito ao próprio equidna aparecendo. Já dos temas, a fase do trem, Sunset Park Zone, é uma das mais memoráveis, sendo também a única que não vimos anteriormente em um jogo do mascote.

Chama a atenção que o Metal Sonic também faz uma participação no game em uma das últimas batalhas, assim como o próprio Knuckles também é um dos chefes. A batalha contra o Dr.Eggman no fim do jogo não é necessariamente difícil, mas é necessário dar 35 golpes (!) para derrotá-lo. Isso porquê são três engenhocas seguidas, que vão necessitar de uma boa estratégia do jogador.

Também é possível jogar com o Tails, sendo que ele tem suas habilidades de voar e é consideravelmente mais fácil, mas é impossível pegar o final bom com ele.

Os gráficos são um avanço perante o Sonic Chaos, que já tinha dado um grande salto perante o Sonic 2 8 bits. Sem dúvidas, é o jogo mais bonito do azulão no antigo portátil da SEGA.

TODA ROSA…

De negativo, há o detalhe de que os controles são bem menos fluidos comparado aos jogos anteriores, talvez sendo resultado da sofisticação gráfica.

Talvez por esse último, há também alguns momentos de lentidão, já que parece que o portátil Game Gear não consegue processar todas as informações com eficiência, mas felizmente, são poucos momentos em que isso acontece.

Por fim, o desfecho do game, tanto com esmeraldas quanto sem, deixa a desejar. Passa aquele sentimento de “sofri tanto nessa aventura pra ter só isso?”. Definitivamente, podia ser melhor.

No fim das contas não se preocupe. Se você curte um bom jogo 2D do Sonic, em especial dos 8 bits, definitivamente você deve dar uma chance ao Sonic Triple Trouble. Ele tem todos os elementos que deram sucesso ao mascote nessa época!